A 'minha' visita à partolândia foi assim...

14.9.15 0 Comments A+ a-


Eu tenho falado bastante dessa tal de partolândia... Partolândia isso... Partolândia aquilo... E eu percebi que eu nunca tentei explicar como foi estar na ~minha~ partolândia!
Isso mesmo... na MINHA... porque Partolândia é tipo sonho... é pessoal e intransferível... é cada uma com a sua, é uma viagem que as vezes é longa, outras vezes é curta, mas todas que forem à partolândia vão mergulhar no mesmo lugar, todas vão mergulhar dentro de si... e dentro de si, cada uma é diferente. Por isso vou tentar contar pra vocês um pouco da minha visita nessa tal de partolândia.

Eu ouvia muito falar nesse estado alterado de consciência, confesso que muitas vezes desconfiei de sua existência, achei meio balela, como assim "estar em transe", "não sentir as dores", "não ver o tempo passar"??? Que boleta é essa que essas mulheres tomam que vão parar em outra dimensão??? Isso deve ser ilegal! rsrsrs Sim, eu sou dessas que viaja e pensa mil coisas e depois dou risada dos absurdos que pensei... mas meus devaneios sobre a partolândia sempre foram assim, com um pé atras! Não que isso fosse me impedir de tentar dar esse rolê por lá... apesar de toda desconfiança, todos os relatos de quem foi "lá" eram muito bonitos... então, eu queria também! =)

Vou contar pra vocês não o parto inteiro, mas as sensações que tive enquanto paria minha segunda menina, Anahi, no dia 11/04/2011...


Durante uma contração...
"Inspira devagar... expira longamente até esvaziar os pulmões... nesse expirar, vocalize, expire pela boca, diga aaaaaaahhhhhh até esvaziar seus pulmões... e repita o processo!"

Meu parto foi assim, bem assim, do começo até a parte que eu lembro. Eu respirava fundo na chegada da contração e tentava expirar lenta e longamente até ela passar... eu vocalizava... eu dizia aaaahhhh... nas primeiras contrações mais doloridas essa vocalização era proposital, minha Doula Zezé que me ensinou ( <3 ), depois minha mente pedia aquela vocalização... e de repente aquele som que eu emitia acabou virando um mantra, uma hipnose, eu não mais despertava entre uma contração e outra, eu estava em transe... eu estava às portas da partolândia!

Eu não via direito as pessoas... eu não sabia a hora, eu não sabia se a equipe estava lá mesmo, e eu não me importava com isso. Eu queria silêncio, acredito que mandei desligar o som que eu tinha escolhido com tanto carinho, a tal playlist que fazemos para parir com belas músicas... não, na minha partolândia eu queria silêncio. Eu me preparei pra ficar de vestidinho... mas isso só funciona aqui na vida real... lá, na minha partolândia eu queria ficar peladona pela casa... sim... pela casa... pq eu tb achei que eu ia ficar sentadinha na bola suíça, e eu lembro de flashes (e as fotos que tiraram e eu nem vi me denunciam) onde eu estava no vaso sanitário, de joelho na banheira, deitada na banheira, na bola, no quarto, com travesseiros, com banqueta... enfim, corri uma maratona dentro de casa.

Eu 'lembro' que eu me preparava para a chegada da contração... eu relaxava meu corpo com ajuda da minha doula tão querida... e a contração vinha... e eu respirava... e doía sim, mas até hoje não consegui decifrar a dor. Ahh... a dor... tão linda, tão sábia, tão perfeita... vem na intensidade certa para que possamos no voltar para dentro de nós mesmas e prestar atenção em si... isso é se permitir viver a partolândia... se entregar pra dor... deixar que ela faça seu trabalho. Sou muito grata por poder sentir essa dor e por ter aprendido tanto com ela, por ter me permitido ser guiada por ela. Acho uma injustiça sem tamanho a demonização feita com a dor do parto... ela tem uma função... deixem ela fazer o que veio fazer. Acho que vale lembrar que é da minha partolândia que eu falo... só minha... esse é um devaneio pessoal!

Em algum momento alguém falou a hora e eu por um momento 'despertei', saí daquele transe, senti a dor toda... urrei... e por alguns segundos fiz conta na cabeça e eu já estava nesse transe a umas 5 horas... 5 HORAS... na minha cabeça tudo estava ainda começando, eu não lembrava de muita coisa, eu estava na minha cama e não sabia como cheguei ali... até que a contração passou... e eu voltei a respirar... e voltei a me concentrar... e voltei a me conectar comigo.

Eu pensei coisas idiotas durante esse transe... xinguei pessoas mentalmente... ri muito a cada contração que passava... eu me sentia meio drogada, chapadona mesmo, e curti aquilo... eu tava muito doida se vocês querem saber. Peladona.. andando dentro de casa, a casa com pessoas... não, definitivamente eu não estava normal... e ó... que delíciaaa!

Em algum momento os puxos chegaram... me trouxeram de volta da minha viagem particular... 2h depois eu pari.

Eu sou uma pessoa que adora viajar... mesmo... mas a melhor viagem que já fiz na vida foi essa... guiada pela dor e embriagada por hormônios, conheci a partolândia!!!

Agora quero saber de você!
Como foi a sua viagem?
Você conheceu a partolândia?

<3