A chegada de Sofia Camargo da Costa!

20.6.13 4 Comments A+ a-

Daniele me encontrou através das redes sociais em Novembro, com cerca de 4 meses de gestação, muitas dúvidas na cabeça mas com uma certeza que a fez trilhar um longo caminho, ela queria ter seu bebê da forma mais natural possível.
Daniele é moradora de Santiago/RS, lugar pequeno, pouco humanizado (ainda) e não demorou para que ela percebesse que lá na sua cidade suas vontades não seriam atendidas. Então ela começou a pensar em um projeto maior... parir em Porto Alegre... porque não?
Essa guerreira se empoderou... me escolheu como doula (um prazer imenso! <3 )... escolheu o Ric Jones como obstetra... teve consultas mensais com ele e conversas mensais comigo até próximo das 38 semanas, quando ela saiu de sua casa, saiu de perto dos seus parentes, do seu chão em busca de respeito, em busca do parto sonhado. Ela se mudou para um apart hotel em Porto Alegre, veio inicialmente sozinha e depois pode curtir a companhia do maridão Vagner. Eles viveram uma lua de mel a 3... curtiram cada momento... passearam, conheceram a cidade... e o tempo foi passando... passando...
O corpo começou a dar sinais que o trabalho de parto estava próximo, Dani se entusiasmava a cada dorzinha... nunca vi ninguém esperando um sinal de "dor" chegar com tanta alegria... era gostoso ver que ela não tinha medo nenhum da dor em si, era gostoso ver o prazer que ela tinha em sentir seu corpo trabalhar!
Até que dia 26.04... por volta das 10 da manhã... depois de 3 dias recheadíssimos de pródromos... recebo uma mensagem do Vagner, seu marido... algo do tipo "acho que agora vai!" rsrsrs Me arrumei e fui pro apart!
Chegando lá... que cena linda! Dani no chuveiro quente (muito quente)... mal conseguia falar comigo... mas com um sorrisinho sereeeno e calmo, ao menos entre as contrações. Ela ajudou seu bebê em cada contração... respirava fundo, deixava seu corpo comandar seus movimentos, fazia o que dava vontade.
Ficou na bola um tempo, no chuveiro outro... descansou um pouco na cama... dona do seu parto!
Ric e Zeza chegaram e avaliaram os batimentos do bebê, que até aquele momento não sabíamos se era o Luíz ou a Sofia, visto que eles não quiseram saber o sexo... tudo correndo muito bem... contrações vigorosas... Dani LINDA!
Um exame de toque pra avaliar o andamento e nos encontramos com 7cm de dilatação... hora de entrar no carro e ir para o Hospital Divina Providência.
No carro tentamos a melhor posição e ela ficou até bem tranquila durante as contrações... abraçada no encosto do banco traseiro, ajoelhada... no caminho a bolsa rompeu!
Chegando no Hospital tudo foi relativamente rápido... ela foi internada e o seu marido ficou resolvendo a papelada... depois ele entrou no Centro Obstétrico e eu fiquei lá fora até me autorizarem a entrar. Quando entrei na sala de parto ela estava deitada na cama, expressão de dor, pernas cansadas, mas tinha a informação que precisava pra seguir firme... dilatação completa. \o/
Vagner sentou numa poltrona e ela ficou de cócoras no meio das pernas dele... ela se abaixava na contração e ficava de pé pra descansar entre elas. Algumas contrações depois... com as compressas da Zeza (maravilhosas aliás)... de cócoras no chão da sala de parto... foi chegando um bebê cabeludinho... beeem devagar!


E às 15:17h o "bebê-surpresa" chegou... era a Sofia aparada pelas mãos da Zeza, chegando da forma mais digna e natural possível... com 48,5cm e 3.530g, foi direto para o colo da Dani, que só conseguia dizer "eu não acredito, eu não acredito" rsrsrs
Ver um desfecho tão perfeito de uma luta tão grande como a da Dani, que saiu do seu lar em busca de respeito na hora de parir é divino. Ver os olhinhos dela apertadinhos pelo sorriso em seu rosto foi maravilhoso... e estar lá foi mágico!

Daniele e Vagner... obrigada por me darem o prazer e a oportunidade de conhecer vocês, conhecer a história de vocês... de me permitirem estar nesse momento tão único e familiar. Vocês são exemplos de força e determinação... que a Sofia ilumine ainda mais suas vidas!!!
Beijos da doula...
:*

4 comentários

Write comentários
20 de junho de 2013 às 16:42 delete

Muito, muito especial ler isso!
Conheço a Dani e o Vagner e fico muito orgulhosa deles.
Sinto por não ter tido a mesma oportunidade e força de vontade. Me rendi aos assombros de uma médica pronta pra marcar a hora da chegada do meu filho, que foi literalmente arrancado de mim. Choramos tanto os primeiros dias, ele e eu! Já decidi que, se tiver outro parto, vai ser comigo! Se for com doula, mil vezes melhor, mas EU quero estar lá.
Parabéns pelo teu trabalho e por permitires isso às mulheres!

Reply
avatar
Dani
AUTHOR
1 de julho de 2013 às 13:30 delete

ameeeei minha doula, amiga tão querida!! Não tive tempo de comentar aqui nem compartilhar a lindeza das tuas palavras, mas agora q a Sofia tá mais tranquilinha pude vir te agradecer por tooodo carinho, paciência e acolhimento q nos trataste nos dias q antecederam o parto! Mais ainda pelo apoio presencial eqto estávamos em porto e pelas madrugadas de apoio no face depois q vim embora... sinto saudades, muita saudade!! A Sofia é um bebê iluminado e tu tem parte nessa saúde e alegria qela demonstra a cada sorrisão lindo q dá! um beijo ggrande, muitas energias boas, amor e saúde para os teus!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
2 de julho de 2013 às 12:19 delete

Obrigada pelas palavras Andréia. Também tive uma filha arrancada de mim e isso me fez ir atras de respeito por esse momento tão lindo. Achei uma doula pra mim e depois me tornei doula.O que me move é isso... respeito, dignidade... quero mulheres presentes em seus partos! Abraço carinhoso da doula aqui! =)

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
2 de julho de 2013 às 12:21 delete

E eu digo o que agora??? rsrsrs
Nada aconteceu por acaso na tua vida... tudo fruto da tua luta por respeito!
Tu que é mais do que iluminada... e a Sofia é fruto dessa luz!
Beijos carinhosos aos 3! <3

Reply
avatar